Ficha do Rhodesian Ridgeback

Origem
O Rhodesian Ridgeback descende de cães de caça utilizados por hotentores leões, tribo nativa Africana. Quando os colonizadores europeus se estabeleceram na África, cruzaram estes cães com outros que trouxeram do seu continente, como mastins e bulldogs. O resultado foi uma raça rápida, forte, resistente, focada em encontrar sua presa e facilitar a sua captura.
Comportamento
O Rhodesian Ridgeback é leal, obediente, um pouco teimoso e distante. É um cão de guarda, territorial e briga apenas quando necessário. Como cachorro é brincalhão, sem ser exagerado. Muito paciente com as crianças e, quando se cansam delas, apenas se afastam.
Aspecto
O Rhodesian Ridgeback é um cão grande com pelo curto e grosso. Tem uma crista bem definida, cor de trigo clara ou avermelhada. Sua cabeça é longa e seu crânio é largo e plano. Tem orelhas, médias, são inseridas bastante elevadas. A cauda é larga na base e vai afinando em sua extremidade.
Cuidados Específicos
Desde cedo você deve treinar o Rhodesian a entender o respeito aos outros. É muito inteligente e sempre tenta se safar dos problemas, por isso é necessários ensiná-lo também sobre limites. É aconselhável dar brinquedos de mastigação e fazê-lo dormir em um lugar tranquilo. É um cão que precisa de muito exercício e prefere a vida no campo.
Saúde
O Rhodesian Ridgeback é um cão muito saudável, embora tenha alguns casos de Sinus dermóide, condição genética que afeta a pele.
História do Rhodesian Ridgeback
Batizado em homenagem ao "cume" de cabelo ao longo de suas costas, Rhodesian Ridgeback foi desenvolvido por agricultores sul-africanos para caçar.
No século XIV, os imigrantes europeus vieram para a África do Sul e trouxeram grandes cães dinamarqueses, Mastiffs, Galgos e outras raças. Estes cruzaram com os cães Sul-Africanos nativos e assim originou-se o Rhodesian Ridgeback.
Em 1922, um grupo de criadores dessa raça estabeleceu um padrão para o Ridgeback. Registrado pelo AKC em 1950, apenas recentemente se tornou popular nos EUA.
Características do Rhodesian Ridgeback
Depois de alguns anos como filhote com alta energia, o Rhodesian Ridgeback pode se transformar em um amigo muito maduro. No entanto, ele está longe de ser preguiçoso.
Ridgeback tem uma quantidade incrível de energia e resistência e isso pode ser notado durante longas caminhadas ou corridas. Ele também aprecia a oportunidade de libertar-se e percorrer áreas arborizadas, campos ou desfiladeiros.
Rhodesian Ridgeback são suaves dentro de casa. Eles brincam muito bem com as crianças e tem uma maneira reservada, mas cavalheiresca com estranhos. No entanto, eles são superprotetores, tornando-os cães de guarda muito eficazes.
Eles podem ser um pouco teimosos e por isso precisam de uma formação consistente e paciente de alguém disposto a dedicar o tempo e a atenção necessários. Alerta e inteligente, os cães Rhodesian Ridgeback aprendem rapidamente, pois têm mentes muito ativas, precisando de tarefas e jogos para evitar o tédio.
Têm poderosos instintos de caça e, por isso, sempre que você estiver em uma área controlada ou no campo, não esqueça da coleira. Lembre-se também que estes cães foram criados para caçar leões, são destemidos em quase todas as situações, especialmente em torno de outros cães.
Seus problemas de saúde mais comuns incluem displasia coxofemural e cardíacos. Em geral, eles são saudáveis e resistentes. Seu revestimento brilhante é fácil de preparar e para não ter problemas dentro de casa, mas o ideal é fazer a escovação ao ar livre.